Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tecnologia na Educação

Várias expressões são normalmente empregadas para se referir ao uso da tecnologia, no sentido visto, na educação. A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível, visto que nos permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação (“hard” ou “soft”, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro, e, mais recentemente, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet).

Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas). E especialmente depois do enorme sucesso comercial da Internet, computadores raramente são vistos como máquinas isoladas, sendo sempre imaginados em rede – a rede, na realidade, se tornando o computador.

Faz sentido lembrar aos educadores o fato de que a fala humana, a escrita, e, conseqüentemente, aulas, livros e revistas, para não mencionar currículos e programas, são tecnologia, e que, portanto, educadores vêm usando tecnologia na educação há muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparentes (i.e., invisíveis) a eles.

“Tecnologia na Educação” é uma expressão preferível a “Tecnologia Educacional”, pois esta parece sugerir que há algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas, o que não parece ser o caso. A expressão “Tecnologia na Educação” deixa aberta a possibilidade de que tecnologias que tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, como é o caso do computador, possam, eventualmente, ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas. A fala humana (conceitual), a escrita, e, mais recentemente, o livro impresso, também foram inventados, provavelmente, com propósitos menos nobres do que a educação em vista. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Teclado funciona a energia solar

A Genius Kye Systems está a anunciar o teclado SlimStar 820. O equipamento sem fios usa a energia solar para funcionar e ajuda a preservar o meio ambiente com a economia de energia elé’trica.

Com freqüência de 2.4 GHz, o teclado tem uma bateria que armazena rapidamente a energia necessária para o contínuo funcionamento, além de 17 teclas rápidas para acesso à Internet e aos principais recursos do Windows Vista e versões anteriores do sistema operacional.

O SlimStar 820 Solargizer vem num kit que inclui um rato laser (que funciona em todos os tipos de base), também sem fios, com alcance de até 10 metros de distância.

O teclado pode ser encontrado em grandes revistas e distribuidores, revendas de informática e pela Internet.

Disco gravado em 3D armazena 1 TeraByte

A Mempile, empresa que fabrica discos de alta capacidade, anunciou que tem a tecnologia capaz de produzir um DVD que armazena um TeraByte de informação. A companhia japonesa demonstrou essa tecnologia ao gravar em mais de 100 camadas virtuais um DVD normal.

Os dados ópticos são guardados através de uma tecnologia de reflexão de luz numa superfície semi-transparente. O sistema permite a gravação em 3D, utilizando todo o volume do disco. Utilizando um disco de 1,2 mm, como um DVD normal, é possível gravar pelo menos 500 GB de dados com esta técnica, em comparação aos 4,7 GB usados atualmente.

Parceiros da Mempile estão a trabalhar numa forma de desenvolver os discos e leitores desta nova tecnologia de uma forma viável para o mercado e ainda não há previsão de venda.

Empresa lança cartão SD que combina três formatos

A fabricante americana OCZ Technology anunciou o lançamento do OCZ Trifecta, um cartão de memória que combina os formatos Micro SD, SD e USB num só dispositivo.

De acordo com o site Everything USB, na forma de cartão SD, o produto pode ser utilizado em câmeras digitais e leitores; em forma de Micro SD, ele é útil para ser utilizado em leitores portáteis; enquanto através da conexão USB é possível passar os dados para um computador que não possua leitor de cartões.

Disponível em duas versões (de 1 GB e 2 GB), o OCZ Trifecta possui velocidade de leitura de 66x e garantia de 5 anos. A OCZ não divulgou ainda o preço nem a data de lançamento prevista para o dispositivo. Segundo as especificações do site oficial, o versátil cartão de memória mede 32 x 24 x 2,1 mm e é compatível com o padrão USB 2.0.

Currículo

Lucas Barbosa Oliveira

Brasileiro, Solteiro,
Malvinas – Campina Grande – PB
Telefone: 87604056 / E-mail: lucboluc@gmail.com

Objetivo

Operador de Computador

FORMAÇÃO

  • Cursando Ensino Médio.

Inicio: 2009

Qualificações

Curso

  • Nome do Curso:Tecnologia da Informação

Instituição: Virgem de Lurdes

Início: 2009/Cursando

Disciplinas pagas: Sistema Operacional

Manutenção Hardware

Redação e Documentação Técnica

  • Nome do Curso: Operador Em Micro Computador

Instituição: ONG Nova Vida

Início:2005 Término:2005

Disciplinas no Curso: Windows XP, Word, Power Point, Excel e Internet.