Os internautas devem ter cuidado com uma nova mutação do vírus Xiongmao Shaoxiang ("o panda que queima varinhas de incenso"), que preenche de ursos panda os ecrãs dos computadores chineses, informou hoje a agência estatal de notícias Xinhua.
A Plataforma de Serviços de Segurança e Informação de Xangai, citada pela Xinhua, informou que a nova forma de vírus pode infectar tanto executáveis como ficheiros em páginas da internet, além de destruir dados no disco rígido, propagar-se pelas redes locais e, finalmente, destruir toda a rede.
O software, um vírus do tipo "worm", infectou milhares de computadores nas últimas semanas. Os autores foram detidos e as autoridades tentam criar um antídoto eficiente o mais rápido possível.
No entanto, é possível que uma mutação do vírus ataque os mundos virtuais, porque o código-fonte foi vendido. Uma recompilação poderá revelar-se ainda mais devastadora.
A mutação pode explodir a qualquer momento. O vírus foi classificado como nível A (o mais perigoso) no relatório de uma das principais companhias anti-vírus do país, a Jiangmin.
Os telemóveis também são alvo de diversos vírus, principalmente durante as celebrações do ano-novo lunar, nas quais o envio de mensagens de texto alcança um dos níveis mais altos do ano na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário