Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Ciência e a tecnologia científica: a quem elas servem?

A tecnologia científica usa os conhecimentos científicos para fabricar artefatos, inventar técnicas (modos de fazer) e organizar as atividades das pessoas. A tecnologia eletrônica, por exemplo, usa os conhecimentos sobre os elétrons para fabricar artefatos que transmitem imagens (televisão), registram e reproduzem sons (gravadores, sistemas transmissores), registram, armazenam e organizam informações (computadores). Os produtos da tecnologia, sejam eles satélites espaciais, câmaras fotográficas, técnicas de análise de sistemas, formas de organização das linhas de montagem ou de uma esquadrilha de bombardeiros, são frutos de descobertas da Ciência. Portanto, a tecnologia moderna produz tanto máquinas e ferramentas como também produz a organização sistemática das atividades humanas. Em uma indústria de foguetes, a organização da empresa, baseada em princípios de gerência administrativa, é um produto tecnológico tanto quanto os foguetes. As técnicas da ciência do comportamento, que incluem pesquisas de opinião pública, pesquisas de mercado, testes educacionais, programas de instrução dirigidos por computadores e métodos de planejamento, também são tecnologias científicas.

Os produtos e os processos tecnológicos estão sempre apoiados nos conhecimentos criados pela pesquisa científica. Os modernos veículos de comunicação de massa, como a televisão, funcionam através da transmissão de ondas eletromagnéticas estudadas por Maxwell e Hertz. As bobinas de indução dos automóveis respeitam a lei de indução de Faraday. A energia nuclear é possível devido à descoberta da fissão no núcleo do átomo, descoberta por Rutherford e Curie. Os circuitos básicos usados em computadores foram descobertos por físicos nucleares na década de 1930. Os transistores foram inventados por físicos que realizavam pesquisa de mecânica quântica em sólidos.

Os cientistas nem sempre conseguem prever as aplicações tecnológicas das descobertas que fazem e muito menos as consequências que elas acarretam à sociedade. Quando Maxwell propôs a teoria do campo eletromagnético, ele não tinha em mente o rádio e a televisão. Se tivesse, talvez não conseguisse prever as enormes modificações que esses meios de comunicação trariam para a nossa sociedade. Quando Rutherford e Curie descobriram a fissão nuclear eles não pensavam em construir bombas atômicas.

Entretanto, no decorrer das últimas décadas, a Ciência foi se tornando cada vez menos neutra e hoje os cientistas nem sempre fazem suas pesquisas apenas pelo gosto de desvendar os segredos da natureza. Em muitas áreas, a pesquisa científica é norteada por outros fatores.

Os cientistas só podem realizar determinados projetos quando têm recursos financeiros e a maior parte das verbas é fornecida pelo governo e pelas indústrias. Tanto o governo como as indústrias muitas vezes exigem que a pesquisa tenha aplicações práticas. Ou seja, quem patrocina as pesquisas determina que pesquisas serão feitas. A pesquisa neutra, que visa apenas descobrir os segredos da natureza, está acabando no mundo moderno. Por causa disso, nos últimos tempos, a Ciência tem servido mais diretamente à tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário